Maceió

Vídeos mostram raios, trovões e alagamentos de ruas após forte chuva em Maceió

Redação TNH1 | 17/04/20 - 07h30
Reprodução

Uma chuva intensa que durou menos de uma hora na capital alagoana foi suficiente para causar transtornos para a população, na noite dessa quinta-feira, 16. Além de alagamentos nas ruas, falta de energia elétrica em alguns bairros e queda de árvore numa das principais ladeiras da cidade, os maceioenses tiveram que encarar relâmpagos, raios e trovões por aproximadamente 30 minutos.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais é possível observar que os moradores se assustaram com os clarões no céu da capital, seguidos dos estrondos. Muitas pessoas chegaram a relatar que portas e janelas de vidro das casas tremeram e quedas de energia foram constantes. 

Assista aos vídeos:


Alagamentos

Como já é comum em Maceió, ruas ficaram completamente tomadas pela água após a forte chuva. Pessoas ficaram ilhadas e carros impedidos de cruzar determinados pontos da capital. Uma das vias mais conhecidas por inundar até com uma pequena quantidade de chuva é a Rua Miguel Palmeira, no Pinheiro, e ontem não foi diferente. Veja o vídeo:

Em outros locais, as vias ficaram parcialmente alagadas, como foi o caso da Avenida Fernandes Lima, no Farol, próximo ao Cepa. As faixas extremas ficaram com excesso de água, enquanto o meio da pista ficou apenas molhado, como mostrou um motociclista em vídeo. Assista:

Queda de árvore

No momento em que caía a forte chuva em Maceió, uma árvore desabou no meio da Ladeira Geraldo Melo, no Farol, e obstruiu a passagem dos veículos até a parte alta da capital. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 19h30 para retirar o tronco da via. 

Quadra chuvosa

Segundo o meteorologista Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a quadra chuvosa em Alagoas teve início na última quarta-feira (15) e as chuvas deste período devem ser maiores que a média.

Com início nesta segunda quinzena de abril, o período de chuvas deve perdurar até a segunda quinzena do mês de agosto. “A nossa previsão climática se mantém com chuvas além da normalidade em todo o Estado, e apesar de não termos este ano a influência de fenômenos como El Niño, ou La Niña, o que está favorecendo o aumento das chuvas são as condições do Oceano Atlântico. Ele está muito aquecido, desde a costa do continente Africano, até a costa do Nordeste brasileiro. Esse aquecimento favorece a ocorrência de chuvas”, explicou.

Ontem, a previsão era de nebulosidade variável e com possibilidades de pancadas de chuvas durante todo o dia em todas as regiões de Alagoas. 

Para acompanhar a previsão do tempo todos os dias, basta acessar o site www.semarh.al.gov.br ou baixar o aplicativo “Semarh Tempo Alagoas” disponíveis para os sistemas Android e iOS.

Previsão do tempo para os próximos dias

Sexta-feira (17):

A nebulosidade e as pancadas de chuva devem seguir em todo o Estado. No Litoral, no Baixo São Francisco e Zona da Mata, há chances de pancadas de chuva durante a noite.

Sábado (18):

O predomínio em toda Alagoas deve ser de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas passageiras. A capital alagoana deve apresentar temperaturas com 21ºC de mínima e 29ºC de máxima. No Sertão, a temperatura mínima permanece a mesma de Maceió, mas pode chegar até 35ºC de máxima.