Maceió

Visa reforça proibição de fogos e fogueiras e dá dicas sobre comidas juninas

22/06/20 - 16h37

Como parte das ações definidas pela Prefeitura de Maceió para a contenção do avanço da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem trabalhado, através da Vigilância Sanitária do município, para reforçar uma série de orientações preventivas junto à população.

Em especial neste mês de festas juninas, tão significativo para a cultura nordestina, a Visa de Maceió faz um alerta específico para as determinações do Decreto Municipal nº 8.883/2020 – publicado no Diário Oficial do Município do dia 15/05 – que proibiu, durante todo o período em que perdurar a situação de pandemia, a comercialização e queima de fogos de artifício em todo território municipal, assim como a queima de fogueiras, costumes tradicionais durante o mês de junho.

“A medida se faz necessária para evitar que a fumaça da queima dos fogos e fogueiras não agravem a situação de pacientes afetados pela Covid-19, levando-os a buscar o atendimento especializado das unidades hospitalares”, ressalta a médica veterinária Adriana Guimarães, que é uma das coordenadoras do Programa Cidadão Vigilante na Visa de Maceió.

Para disciplinar medidas adicionais e temporárias como esta, a Prefeitura de Maceió levou em conta inúmeros fatores. Baseada nas próprias medidas preventivas adotadas para este momento de pandemia, a definição contida no Decreto Municipal busca evitar a superlotação das instituições hospitalares públicas e privadas; a possibilidade de intoxicação por fumaça e acidentes causados por fogo; e também as naturais aglomerações em torno de celebrações em espaços públicos e privados.

A Visa Municipal reforça a iniciativa e faz o chamamento para que todos estejam atentos para esse risco e informa que, caso constatem o descumprimento do Decreto em qualquer área da cidade, que acionem a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – por meio do telefone 3312-5277, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h – para que suas equipes de fiscalização possam atuar no local.

Alimentos – Se em Maceió as festas juninas não poderão contar com os tradicionais fogos e fogueiras que aquecem as noites frias do mês de junho, as comidas típicas farão a festa das famílias nos quatro cantos da cidade. Mas, também nesse quesito, a Visa Municipal dá, abaixo, todas as dicas para curtir a festa – cada um na sua casa – sem riscos à saúde.

Essas e outras dicas e orientações podem ser consultadas no perfil da Visa de Maceió no Instagram (@vigilanciasanitariademaceio).