TNH1
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
TNH1
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Regiões com alerta vermelho para ciclone que causa tempestades

Por Eduardo Sant’Anna
07/11/2025
Regiões com alerta vermelho para ciclone que causa tempestades

Pixabay/Reprodução


O avanço de um ciclone extratropical entre esta sexta-feira (7) e o sábado (8) deve provocar fortes tempestades, chuvas intensas e ventos com potencial destrutivo no Sul e Sudeste do Brasil. O fenômeno se forma sobre o Rio Grande do Sul, com pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa, e deve se aprofundar rapidamente, trazendo risco de danos estruturais, quedas de energia e transtornos generalizados.

Formação e trajetória do ciclone

De acordo com a MetSul Meteorologia, a baixa pressão que dará origem ao ciclone deve ingressar pelo Noroeste gaúcho na manhã desta sexta-feira, atingir a Grande Porto Alegre à noite e avançar em direção ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul e ao Sul de Santa Catarina até a manhã de sábado.

Os ventos e tempestades, no entanto, não se limitarão à rota central do sistema. Como em outros ciclones extratropicais, os campos de vento podem se estender por centenas de quilômetros, atingindo áreas distantes do ponto de passagem do centro da baixa pressão.

Sexta-feira será o dia mais crítico

A sexta promete ser o dia de maior risco para chuvas fortes, ventos severos e granizo. À medida que o sistema se aprofunda, nuvens de grande desenvolvimento vertical devem gerar temporais em praticamente todo o território gaúcho, com destaque para o Oeste, Centro e Metade Norte do estado. Em Porto Alegre, a chuva mais intensa é esperada entre a tarde e a noite.

Uma linha de instabilidade (squall line) deve se formar no Noroeste gaúcho e avançar rapidamente por Santa Catarina, Paraná e São Paulo, provocando vendavais com rajadas superiores a 100 km/h e risco de microexplosões e tornados isolados.

Ventos fortes e risco de danos

No Rio Grande do Sul, as rajadas devem variar entre 60 km/h e 100 km/h, podendo superar esse valor no Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre. Cidades como Tapes, Guaíba, Viamão, Mostardas, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres estão entre as mais vulneráveis.

Em Santa Catarina, o vento deve atingir 100 km/h a 120 km/h entre Criciúma, Garopaba, Balneário Camboriú e Itajaí, enquanto em Florianópolis as rajadas podem ultrapassar 100 km/h. No Paraná, o impacto será menor, mas ainda com ventos de até 70 km/h no litoral.

Em São Paulo, o litoral e a capital devem registrar rajadas entre 70 km/h e 90 km/h, com possibilidade de picos acima de 100 km/h em áreas mais elevadas.

Probabilidade de danos e falta de energia

O vento forte deve causar destelhamentos, quedas de árvores e postes e interrupções no fornecimento de energia em diversos pontos do Sul e Sudeste. As concessionárias CEEE Equatorial, RGE, CELESC, COPEL e ENEL já se preparam para possíveis ocorrências.

O ciclone deve começar a se afastar do continente ao longo do sábado, mas os ventos e a chuva ainda devem persistir até o fim do dia.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Eduardo Sant’Anna

Eduardo Sant’Anna

Jornalista apaixonado por esportes. Experiência em redação, produção de textos e elaboração de pautas.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados

Veja mais

Povoado habitantes atrai milhares turistas

Povoado com apenas 615 habitantes atrai milhares de turistas com cascatas e piscinas naturais

18/09/2026
Destino mil garrafas recolhidas praias

O destino de 8 mil garrafas recolhidas nas praias surpreende depois que mãe e filha construíram uma casa

18/09/2026
Brian voltar velozes furiosos irmãos

Brian pode voltar em Velozes & Furiosos, mas irmãos de Paul Walker fazem uma exigência

18/09/2026
Casas de 100 m² podem ser construídas em apenas sete dias com método que dispensa os tijolos tradicionais

Casas de 100 m² podem ser construídas em apenas sete dias com método que dispensa os tijolos tradicionais

18/09/2026
Homem com câncer cerebral terminal decide correr maratona para tentar bater recorde mundial de arrecadação

Homem com câncer cerebral terminal decide correr maratona para tentar bater recorde mundial de arrecadação

18/09/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

TNH1

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade

TNH1