Às vésperas da COP 30, evento que já aconteceu e colocou o Brasil no centro das discussões ambientais globais, o Rio de Janeiro recebeu uma edição histórica do The Earthshot Prize, premiação criada pelo Príncipe William para reconhecer iniciativas que combatem as maiores ameaças ao planeta. Foi a primeira vez que a cerimônia ocorreu na América Latina.
E um dos grandes destaques da noite foi Bogotá, vencedora na categoria Clean Our Air (“Limpe nosso ar”). A capital colombiana foi reconhecida por seu modelo avançado de mobilidade sustentável e por políticas públicas que estão transformando a qualidade do ar na cidade.
Frota gigante de ônibus elétricos impulsiona a vitória de Bogotá
Bogotá opera mais de 1.500 ônibus elétricos, uma das maiores frotas do mundo. Grande parte desses veículos é fabricada pela BYD, que participa diretamente da transição para uma mobilidade mais limpa na região.
A cidade implementou um conjunto robusto de ações urbanas, como:
- ampliação de áreas verdes,
- corredores exclusivos de baixa emissão,
- restrições ao tráfego pesado,
- e a implantação de sua primeira linha de metrô.
Desde 2018, o resultado tem sido concreto, a poluição do ar caiu cerca de 24%. Até 2028, a projeção é evitar mais de 300 mil toneladas de CO₂ por ano, o equivalente a retirar 65 mil carros das ruas.
Com quase 8 milhões de habitantes, Bogotá agora é vista como modelo global de políticas integradas de mobilidade e sustentabilidade.
São Paulo segue o mesmo caminho
Enquanto Bogotá era premiada no Rio, São Paulo celebrava outro marco: a chegada do milésimo ônibus elétrico à frota municipal. A BYD deve realizar novas entregas ainda este mês, ampliando a rede de transporte de emissão zero da maior cidade do país.
Um movimento global em expansão
A BYD já ultrapassou 110 mil ônibus elétricos entregues no mundo, além de ser signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo. A empresa reforça, assim, sua atuação contra as mudanças climáticas e em defesa de cidades mais limpas e sustentáveis.





