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Carnaval: como se recuperar da ressaca e dos exageros da folia

14/02/18 - 22h45
Ilustração

No pós-feriado, a ordem é deixar o prato bem colorido, para repor nutrientes e minimizar os efeitos dos exageros dos quatro dias de festa. A nutricionista Lara Natacci dá as dicas do que comer e do que fazer nestes dias que sucedem o Carnaval.

Para combater a desidratação trazida pelo consumo de álcool, a nutricionista recomenda a ingestão de alimentos específicos e muito líquido.”Se a pessoa não conseguiu se reidratar corretamente durante o tempo em que bebeu, é importante fazer isso agora. Ingerir bastante água, além de frutas e vegetais verde-escuros, que contêm líquidos e ajudam no trabalho do fígado na eliminação das toxinas do organismo”, explica.

Ela também indica comer frutas e vegetais variados, porque cada um é rico num nutriente específico e cada cor representa um composto diferente. “Não existe nada milagroso. Três ou quatro frutas e a mesma quantidade de vegetais ingeridos ao longo dia ajudam a complementar uma alimentação equilibrada”, conta Lara.

Outros fatores comportamentais ajudam na recuperação do corpo, como dormir bem. O álcool surte efeitos no sistema nervoso e provoca interrupções no meio do sono, por exemplo. “Se possível, é importante repousar. A atividade física também auxilia o organismo a voltar ao trabalho adequado”, complementa.