Mundo

Facebook é eleita a marca mais amada do mundo; Amazon fica em 2º

16/08/17 - 19h50

A marca Facebook foi eleita como a mais querida do mundo, segundo a pesquisa Top 100 Global Brand Love List (lista das marcas globais mais amadas), produzida pela NetBase. Os dados são levantados por meio de análise de algoritmos que investigam conversações em inglês na internet e nas redes sociais.

Em sua terceira edição, a pesquisa avalia o grau de empatia dos consumidores com grandes marcas. O período analisado foi de maio de 2016 a julho de 2017.

Após o Facebook, o ranking mostra quatro empresas de tecnologia: Amazon (2º), eBay (3º), Apple (4º) e Snap (5º).

O Facebook venceu de forma incontestável. A rede social teve o maior número de menções computadas na pesquisa, número que chegou ao triplo do segundo colocado. O percentual dado à rede social representa 21% do total.

Segundo a NetBase, o critério de menções não é o único levado em conta na tabulação de dados. O peso emocional das interações é considerado na avaliação, e nessas hipóteses o Facebook também saiu vencedor.

Nada de Brasil na lista

A pesquisa estudou 361 milhões de menções de 200 países. Entre as fontes, a NetBase atuou em blogs, fóruns, redes sociais e sites de resenhas.

Os Estados Unidos foram responsáveis por 63% do conteúdo analisado. O Japão respondeu por 12%, seguido por Alemanha (8%), França (4%), Itália (3%) e o Reino Unido (2%). O Brasil não aparece no relatório.

Entre os segmentos, a alimentação tem o maior número de empresas no Top 100 (21) . Tecnologia, automóveis e bens de consumo ficaram em segundo lugar (14 cada).

Confira os 10 primeiros colocados do Top 100:

1. Facebook

2. Amazon

3. eBay

4. Apple

5. Snap

6. Disney

7. Pokémon

8. Etsy

9. Netflix

10. Sony