Especiais

Aprenda a limpar corretamente o seu garrafão de água

01/02/17 - 10h24

Seja em casa ou no trabalho, é muito comum encontrar bebedouros de água mineral à disposição. E com o aumento da temperatura durante o verão, também sobe o consumo de líquidos, mas é importante estar atento à qualidade da água e fazer a limpeza correta do garrafão para evitar problemas de saúde.

No ato da compra, verifique a data do envase, que deve ser de até 90 dias, e o prazo de validade do garrafão, que é de três anos. Essas in​formações geralmente estão indicadas no rótulo, na parte superior do garrafão ou podem aparecer impressas no gargalo. ​Também é fundamental ​observar se o lacre do garrafão não está violado e se está em boas condições de higiene.

Passo a passo

Márcia Santana, gerente da Vigilância Sanitária de Alagoas, explica que a limpeza do garrafão no ambiente residencial ou comercial deve ser feita com álcool em gel. A região mais contaminada e que demanda maior cautela é o gargalo, pois é onde há contato com a água.

"Mensalmente, o bebedouro onde o garrafão é colocado também precisa ser higienizado. Basta pingar algumas gotinhas de Hipoclorito de Sódio (água sanitária), deixar agir por alguns minutos, e posteriormente fazer o enxágue com água fervida", recomendou Márcia. 

Confira:

1. Lave bem as mãos com água e sabão;

2. Lave o garrafão com sabão neutro, especialmente a parte superior que estará em contato com o bebedouro;

3. Limpe o gargalo do garrafão e toda sua área superior friccionando um pano ou papel toalha com álcool 70%;

4. Retire o excesso de álcool com pano limpo embebido em água mineral;

5. Remova totalmente o lacre e a tampa com uma faca ou tesoura limpas, cortando de baixo para cima, sem danificar a boca do garrafão;

6. Retire o garrafão vazio do bebedouro e coloque imediatamente o cheio, sem tocar no gargalo.

Qualidade da água

A qualidade da água depende da sua composição química, podendo indicar se traz benefícios para o organismo ou se pode causar danos à saúde. Nos rótulos é possível verificar informações relevantes como quais componentes fazem parte da água, nome da fonte, natureza da água, localidade etc.

O PH (Potencial de Hidrogênio) mostra o grau de acidez ou alcalinidade da água, numa escala de 0 a 14. Médicos e nutricionistas recomendam que a água que consumimos seja alcalina, com PH 7 ou acima de 7, pois evita a acidez no sangue e neutraliza os efeitos de alimentos ácidos, entre outros diversos benefícios. Por isso, além de higienizar bem o seu garrafão, esteja atento para o PH da água que você consome para garantir uma vida mais saudável.

E se você quiser saber mais informações sobre como a água de qualidade pode melhorar a sua saúde, acompanhe aqui no TNH1 tudo sobre o assunto na nossa página especial Vitale 7.