Alagoas

Candidatos acionam CNJ para suspender concurso de juiz substituto do TJ-AL

Redação TNH1 | 17/10/19 - 19h35
Reprodução/Metropoles

Três candidatos ao concurso de juiz substituto do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) entraram com um Processo de Controle Administrativo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para suspender o concurso, realizado no dia 6 de outubro.

Os candidatos alegam que um envelope contendo provas chegou violado em uma das salas, num dos locais onde foram aplicadas as avaliações. Segundo o advogado Vamario Soares, que representa os candidatos, foi pedido a liminar para suspender o certame até que se apure o ocorrido, notificando o TJ-AL para que apresente a ata da sala que constatou o ocorrido.

Em nota enviada à reportagem, os candidatos relatam que o envelope contendo as provas chegou aberta "quase de ponta a ponta", de modo que a coordenadora do prédio disse que a fiscal da sala teria levado uma queda no trajeto e por conta disso a embalagem teria sido aberta.

"Dessa forma, diante da situação grave e delicada, acionamos o Conselho Nacional de Justiça – órgão do Poder Judiciário responsável pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, controle e transparência administrativa – para que seja tomada as providências necessárias. Sendo assim, foi pleiteado a este órgão a suspensão do presente certame público até que este mesmo Conselho Nacional de Justiça apure os fatos graves que foram narrados, de modo que, comprovando-se que houve quebra da lisura, sigilo, isonomia e transparência no presente certame público, defende-se que seja anulada a respectiva prova objetiva, realizando uma nova aplicação de prova para todos os candidatos inscritos", diz trecho da nota.

Em contato com a reportagem, a assessoria de comunicação do TJ-AL informou, no final da tarde desta quinta-feira (17), que o TJ-AL ainda não foi notificado sobre o pedido de suspensão.