Alagoas

Chuvas intensas: alertas laranja e amarelo são emitidos pelo Inmet para regiões de AL

TNH1 | 17/06/22 - 10h53
Maceió está inserido no alerta amarelo do Inmet | Theo Chaves/TNH1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso para chuvas intensas em cidades alagoanas até a manhã deste sábado, 18. Diferente da última atualização do Instituto, para a quinta e a manhã de sexta-feira, não houve municípios com grau de severidade considerado de "Grande Perigo", destacado como alerta vermelho. Os alertas laranja e amarelo foram emitidos para as próximas 24 horas em Alagoas.

Os municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Sebastião e Teotônio Vilela estão inseridos no alerta laranja, classificado como "Perigo". A previsão é de que tenha de 30 a 60 mm/h de chuva ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A orientação do Inmet para este período é a seguinte:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Além de Alagoas, o alerta laranja serve para municípios do Leste e Agreste sergipano. Ao todo, são 27 cidades afetadas no estado vizinho.

CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COM TODAS AS CIDADES EM ALERTA

Já o segundo alerta, de cor amarela, foi divulgado pelo Inmet para municípios alagoanos, entre eles Maceió, sergipanos e pernambucanos até às 10 horas de sábado. A chuva deve ter entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nessa quinta, o Inmet emitiu um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade considerado de "Grande Perigo" para a região Norte de Alagoas. A previsão foi de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.