Especiais

Como funciona uma envasadora de água?

17/01/17 - 09h44

A água mineral que utilizamos para beber e cozinhar está tão presente no nosso dia a dia que mal paramos para pensar de onde veio a garrafinha que compramos no supermercado ou o garrafão que colocamos no filtro. Mas há um cuidadoso processo para que ela esteja disponível ao consumo humano!

Para obter água segura e potável, as fábricas podem retirá-la de duas fontes naturais: uma nascente ou um poço artesiano. Sua produção é regulamentada por órgãos públicos, como o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a ANVISA, e passa por etapas de produção criteriosas.

Para conhecer de perto todo este processo, o blog Beba Saúde visitou a envasadora Vitale7, a única que produz água com PH 7 em Alagoas, considerada mais saudável e de altíssima qualidade.

Confira:

1 – Por meio de tubulações especiais de aço inoxidável, a água é captada através de um poço artesiano a uma profundidade de 130 m, o equivalente à altura de um prédio de 43 andares.

2 – A água passa pelo Filtro 1, onde são removidos os resíduos minerais maiores.

3 – Após a primeira filtragem, a água é armazenada em um tanque principal, com capacidade de 50.000 L.

4 - Na sequência, a água é transportada para o Filtro 2 e em seguida tem seu PH corrigido através de um processo de enriquecimento, resultando água com PH 7. A fórmula com adição de sais, que inclui NaHCO3 – bicarbonato de sódio – é autorizada pela ANVISA e foi desenvolvida pelo engenheiro químico Alder Flores.

5 – Uma vez enriquecida, a água com PH 7 é armazenada em um “tanque pulmão”, com a finalidade de abastecer a máquina envasadora.

6 - Já ideal para o consumo humano, a água é liberada do tanque para linha de produção automatizada, de acordo com a demanda no processo de envase.

7 – O processo de envase segue rigorosas etapas de higiene, especialmente dos garrafões, que incluem várias inspeções e lavagens com produtos específicos aprovados pela ANVISA para eliminação de qualquer tipo de bactéria, garantindo total assepsia.

8 – Já higienizados, os garrafões entram na sala de envase, a qual é protegida com antecâmaras, garantindo assim um ambiente protegido. Este espaço é climatizado e só pode ser acessado pelo operador de envase.

9 – Na sala de envase os garrafões são enchidos automaticamente pela máquina “envasadora”, que é abastecida com a água do “tanque pulmão”. No mesmo local os garrafões cheios são tamponados, também de forma automática.

10 – Os garrafões cheios e já tamponados são encaminhados para fora da sala de envase por uma esteira e passam pelos últimos processos: recebem a impressão a laser da data de fabricação e validade; são inspecionados com um painel luminoso para o controle de qualidade; são colocados os rótulos e lacres, proporcionando ao cliente um mecanismo de checagem da perfeita vedação e da conformidade do produto.

11 – No final da esteira da linha de produção, os garrafões são armazenados nos veículos e enviados aos distribuidores (vendas de bairro, grandes supermercados e lojas de conveniência), que comercializam a água pronta para o consumo!

E se você quiser saber mais informações sobre como a água de qualidade pode melhorar a sua saúde, acompanhe aqui no TNH1 tudo sobre o assunto na nossa página especial Vitale 7.