Maceió

Paliativo: ambulantes da Rua das Árvores começam a ser alinhados com cones; vídeo

TNH1 com Secom Maceió | 13/10/21 - 12h52 - Atualizado em 13/10/21 - 13h37
Alberto Jorge/Ascom Semscs

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) iniciou um processo de alinhamento dos ambulantes na Rua Augusta, no Centro de Maceió. A ação contou com a participação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e aconteceu nesta quarta-feira (13). 

Inicialmente, para a demarcação da área destinada aos comerciantes informais, estão sendo utilizados cones, delimitando o espaço de cada ambulante e restringindo o estacionamento irregular de veículos na famosa Rua das Árvores.

O ordenamento é uma espécie de paliativo, já que na última segunda-feira (11), a própria Semscs informou ao TNH1 que a área só vai passar por novo reordenamento após a entrega das obras anunciadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) para a região central da cidade.

Na última quinta-feira (07), um motorista de aplicativo acabou morrendo, depois de passar três dias internado, após uma confusão em que se envolveu com ambulantes da Rua das Árvores. Segundo a polícia, Bem Donson teria acelerado seu veículo, um Renault Logan, em direção a pedestres após discutir com um dos ambulantes que ocupava a via para comercializar frutas e verduras. Foi quando um grupo de pessoas cercou o automóvel e o retirou do carro a força, agredindo o condutor, que sofreu um grave ferimento na região da cabeça.  

Thiago Prado, secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, reforça a importância do início do ordenamento naquela região e ressalta que o reordenamento definitivo da Rua será finalizado após as obras de revitalização do Centro de Maceió.

“A Rua Augusta é mais um local do Centro de Maceió em que a Prefeitura está realizando o ordenamento para estabelecer um melhor fluxo de veículos e pedestres e determinar uma faixa de serviço para que os ambulantes possam comercializar seus produtos sem causar tumultos naquela localidade”, afirmou o titular da pasta.

A próxima etapa será realizada em conjunto com a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Será um levantamento de quantos ambulantes trabalham naquela região e quais os tipos de produtos comercializados por eles na Rua das Árvores.

Quem aprovou a ação foi João do Nascimento, de 63 anos, que vende frutas na Rua das Árvores desde 2002. Para o comerciante, esse alinhamento vai diminuir os riscos de acidentes e, ele espera, que melhore o número de clientes.

“Achei muito legal essa iniciativa, enquanto não chega a reforma definitiva. Porque a gente não precisou sair do nosso ponto para deixar organizado, isso é melhor para todo mundo. Vai ser bom para os comerciantes e também para os clientes que vierem comprar as minhas frutas”, ressaltou o ambulante.

O alinhamento também traz um feito positivo para os lojistas da Rua Augusta, como no restaurante em que trabalha Thamires Araújo, 28 anos. O estabelecimento foi aberto pela mãe da jovem há mais de 18 anos.

“Nós, comerciantes da Rua das Árvores, ficamos felizes com essa ação, porque antes ficavam vários ambulantes aqui na porta do restaurante, o que dificultava a passagem das pessoas e também a visibilidade da nossa loja. Uma ação dessa traz uma melhor acessibilidade para a população, especialmente para aqueles com alguma deficiência física, além de ser uma melhoria para toda a cidade”, disse Thamires.

Agentes de segurança da Guarda Municipal de Maceió (GMM) também estiveram presentes para dar o apoio necessário aos fiscais da Semscs e aos servidores da SMTT.