Maceió

Prefeitura suspende sepultamentos em cemitério público de Bebedouro 

Eberth Lins | 28/10/20 - 10h48
Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Os sepultamentos no Cemitério Público Santo Antônio, no bairro Bebedouro, em Maceió, estão suspensos a partir desta quarta-feira (28). O cemitério está localizado em um dos bairros afetados por rachaduras causadas pela atividade de mineração.

No mês passado, a Prefeitura tinha anunciado a interdição do cemitério, mantendo ainda autorizados os sepultamentos em jazigos particulares. A suspensão total foi publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira.

De acordo com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela administração dos cemitérios públicos na capital, o Cemitério Santo Antônio está localizado em nova área do bairro Bebedouro que está sendo inserida no Mapa de Setorização de Danos, documento que recomenda a realocação de imóveis devido às evidências de alagamento e feições em decorrência da subsidência que afeta a região.

"A medida considera danos causados pelas minas de exploração de sal-gema da Braskem", trouxe um trecho do DOM. "Considerando os problemas geológicos causados pelo supramencionado, que além de provocar o “afundamento” do solo em alguns bairros de Maceió, geram danos estruturais em imóveis e o esvaziamento populacional dessas áreas", informou o Diário Oficial.

O TNH1 entrou em contato com a Sudes para saber mais detalhes sobre a suspensão dos sepultamentos e aguarda uma resposta.