Maceió

Primeiro dia da fase vermelha começa com aglomeração no terminal do Benedito Bentes 

Eberth Lins com TV Pajuçara | 19/03/21 - 09h49
Foto: Reprodução / TV Pajuçara

A manhã desta sexta-feira (19) começou com registro de aglomeração no terminal de ônibus do Benedito Bentes, na parte alta de Maceió.

A aglomeração de pessoas é continuamente relatada nos coletivos da capital, independente dos chamados horários de pico. No registro, exibido ao vivo pelo Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV, é possível constatar ônibus lotados e dezenas de pessoas aguardando outras opções de coletivos em filas, sem nenhum distanciamento social.

Nesta sexta começou a valer o decreto que colocou todo o estado na fase vermelha do Plano Controlado de Distanciamento Social, do Governo do Estado. Nele, o governador Renan Filho (MDB) decretou toque de recolher, a partir das 21h e o funcionamento do comércio e serviços de forma alternada, além da proibição da abertura bares e restaurantes por 14 dias (sendo permitido apenas delivery e pegue e leve). Lojas e praias ficam proibidas de funcionar também no final de semana; confira.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão responsável pela fiscalização do transporte coletivo urbano, se pronunciou sobre a situação por meio de nota. Confira:

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que 86 veículos saem do terminal do Benedito Bentes todos os dias, atendendo os mais diversos locais da capital. 

O prefeito JHC, ciente da necessidade da população do bairro, implantou a linha 601 (Benedito Bentes- Jatiúca), pela Ecovia Norte, que conta com 68 viagens diárias e reduziu o tempo do trajeto dos usuários em 30 minutos. Já foram beneficiados 33 mil passageiros com a nova linha.

A Prefeitura proibiu ainda, por meio de portaria, a redução das frotas de ônibus e determinou a ampliação, de no mínimo  20%, o que vem sendo observado pelos fiscais de transporte. Caso, as empresas não atendam essa determinação serão autuadas. 

Na operação realizada desde a última quinta-feira, houve um incremento nos ônibus que atendem diversos bairros, entre eles: Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Dubeaux Leão, Litoral Norte começando em Ipioca, Clima Bom, Santos Dummond, entre outras localidades da capital.
 
A SMTT conta ainda com um canal de denúncias para os cidadãos no número 118, que funciona das 7h às 19h.

Distanciamento social 

Recomendado pelas autoridades sanitárias de todo o mundo, o distanciamento social é uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da Covid-19. 

A transmissão da Covid ocorre de pessoa para pessoa, pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Veja a situação mostrada ao vivo, no programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara: