Especiais

Saiba escolher a água mais saudável

29/01/17 - 12h24

A água está presente em 70% do corpo humano, sendo o nutriente mais abundante entre todo o corpo. Médicos e nutricionistas indicam que devemos ingerir uma média de 2 a 2,5 litros por dia, incluindo neste total a água que consumimos por meio de alimentos, como arroz, feijão e frutas.

"A água não é só um hidratante, ela é também um importante nutriente", afirma o médico cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro, autor de diversos trabalhos científicos sobre o tema. Porém, de acordo com o médico, antes de tomarmos água devemos nos preocupar não somente com sua pureza, mas com o PH indicado na embalagem.

O nutrólogo destaca que quando tomamos uma água com PH inferior a 7, ou seja, uma água ácida, o organismo precisa fazer um esforço para compensar esse desequilíbrio. "O corpo tem uma série de mecanismos para equilibrar o PH do sangue, utilizando substâncias anfóteras. O corpo acaba gastando uma energia que deveria ser utilizada nas células para regular esse PH, deixando a pessoa mais cansada, desanimada".

Lair Ribeiro também salienta que a maioria dos cânceres se desenvolvem em ambientes ácidos, então quando ingerimos uma substância alcalina, facilitamos a prevenção da doença. "Um refrigerante, por exemplo, tem PH de 2,5, em média, enquanto o sangue tem PH de 7,5. A diferença entre um e outro pode não parecer tão grande, mas é, já que a conta é exponencial. Ou seja, a diferença do potencial hidrogeniônico dos dois é de 100 mil vezes.  

Para ter a garantia de que está ingerindo uma água saudável, portanto, é fundamental escolher uma opção alcalina, com PH 7 ou superior.

Como descobrir o PH da água?

A legislação brasileira obriga as empresas a indicarem a composição da água no rótulo (Lei 7.841/45). Dessa forma, basta dar uma conferida no garrafão de água para confirmar seu grau acidez ou alcalinidade.

Em Alagoas, atualmente há uma única envasadora que oferece garrafões de água com PH 7, considerado mais benéfico à saúde, chamada Vitale7.