Maceió

Vídeo: começa operação para realocação de trabalhadores da balança do peixe

Redação TNH1 com TV Pajuçara | 04/03/20 - 11h07
Ação para realocação foi iniciada por volta das 10h desta quarta-feira | Foto: Netto Motta / TV Pajuçara

Após reunião com representantes dos pescadores, Prefeitura de Maceió e Gerenciamento de Crises da Polícia Militar (PM), começa a ação para a realocação dos trabalhadores da balança do peixe de Jaraguá para o Centro Pesqueiro. Mais cedo, os trabalhadores protestaram, pela segunda vez consecutiva, contra a ação da Prefeitura que anunciou a retirada dos trabalhadores e remoção das estruturas para esta quarta-feira (04)

A demolição de algumas estruturas começou aproximadamente às 14h. Veja no vídeo abaixo

Por volta das 10h da manhã de hoje (04), equipes da Equatorial iniciaram o desligamento da energia elétrica dos boxes. A orientação é que os donos retiram seus pertences para que as estruturas sejam demolidas, conforme decisão da Justiça Federal.

Perto de 13h, a Polícia Militar deteve um homem que portava uma faca na região, mas ele foi liberado logo em seguida, segundo apuração do repórter Williames Tavares, da TV Pajuçara

"Ontem o juiz deu outro parecer, que deve ser usada a força pública. A gente só está querendo minimizar, não está querendo usar a força necessária. Porém, estamos vendo que pode ser que ocorra essa situação. O centro está iniciando outra negociação agora, porque eles já vieram com outras informações, mas já foi pega a informação que nada que eles trouxeram tem veracidade. E a gente vai dar prosseguimento aqui na desocupação", disse o capitão Glaudson ao Fique Alerta

Williames Tavares / TV Pajuçara
Williames Tavares / TV Pajuçara
Williames Tavares / TV Pajuçara
Williames Tavares / TV Pajuçara
Williames Tavares / TV Pajuçara
Williames Tavares / TV Pajuçara
Williames Tavares / TV Pajuçara
Williames Tavares / TV Pajuçara

O Centro Pesqueiro fica ao lado da antiga balança do peixe e tem capacidade para abrigar 182 trabalhadores, entre marisqueiras, vendedores de pescados e pescadores.

A operação para realocação também tem reflexos no trânsito da região. A Avenida Industrial Cícero Toledo segue bloqueada nas duas vias até o término da operação.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esteve no local orientando que os condutores que vão do Pontal da Barra em direção à Pajuçara, façam um desvio pela Praça Marcílio Dias, no Jaraguá, e utilizem a Rua Desembargador Paulo da Rocha Mendes para seguir com o itinerário normal. Já quem for da Pajuçara em direção ao Litoral Sul, deve acessar a Rua Sá e Albuquerque.

Em nota, a Prefeitura informou que vai realizar a ação para realocação da cadeia produtiva do mercado do peixe de Jaraguá e que a estrutura do Centro Pesqueiro conta com depósitos, estaleiros, área de espaço para venda e armazenamento, fábrica de gelo e oficinas, além de estacionamento. 

Foto: Netto Motta / TV Pajuçara 

"Serão transferidos 182 permissionários, entre marisqueiras, pescadores e vendedores de pescados, que foram cadastrados em 2015. A lista foi validada no último dia 13 de fevereiro pelo Ministério Público Estadual, Comissão de representativa de permissionários e Prefeitura. Edital publicado no último dia 19 no Diário Oficial do Município também prevê a remoção das estruturas inadequadas", trouxe a nota da Prefeitura.