Maceió

Vídeo mostra explosão que teria causado estrondo no bairro do Canaã

TNH1 | 10/05/21 - 12h16 - Atualizado em 10/05/21 - 17h51

O vídeo que você assiste abaixo pode esclarecer, e de certa forma tranquilizar quem mora no Tabuleiro do Martins, depois que um estrondo sentido na parte alta da capital no último dia 30, deixou moradores aflitos, principalmente pelo histórico de instabilidade no solo na região do Pinheiro, bairro relativamente próximo da área do abalo. 

Pelas imagens, o tremor teria sido causado por uma explosão em um galpão supostamente localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Canaã. A estrutura do galpão que aparece na explosão é idêntica a que aparece nas imagens que registrou um abalo na mesma região, divulgado pelo TNH1 (veja no final da matéria). Mas, oficialmente as imagens não foram confirmadas nem pela Defesa Civil nem por outro órgão oficial.

Confira o que seria o momento exato da explosão. 


Nesta segunda-feira (10) a TV Pajuçara fez contato com a Defesa Civil de Maceió, que informou por meio de nota que enviou ofício ao Ministério Público Federal (MPF) e que não registrou em seus equipamentos eventos sísmicos. Leia nota na íntegra:

A Defesa Civil de Maceió informou que já comunicou ao Ministério Público Federal, por ofício e durante uma reunião realizada na última quinta-feira (6), que não houve registro de evento sísmico nos equipamentos de monitoramento do órgão. Técnicos da Defesa estiveram no local em duas oportunidades, mas não identificaram nada que aponte para um evento sismológico.

Também foi feito contato com uma empresa que seria proprietária dos galpões, mas o retorno ainda não foi dado. 

O Ministério Público Federal (MPF) chegou a cobrar informações da Prefeitura de Maceió.  Em resposta, a Defesa Civil Municipal enviou um ofício informando que não houve registro de atividade sísmica nos equipamentos que fazem parte do monitoramento dos bairros afetados pelo afundamento de solo.

Reveja as imagens do tremor supostamente provocado pela explosão: