Alagoas

Vídeo: veja dicas de como escolher bem os pescados da Semana Santa

TNH1 com TV Pajuçara | 27/03/24 - 09h59
Peixes precisam estrar firmes e com odor característico | Foto: Reprodução / TV Pajuçara

Com a chegada da Semana Santa, a procura pelos tradicionais pescados tem um aumento considerável, e é o momento de maior ganho para pescadores e marisqueiras. Eles encontram no período uma forma de incrementar a renda. A escolha dos pescados pelos consumidores, no entanto, deve considerar pontos como a coloração e armazenamento, para evitar prejuízos financeiros e até problemas de saúde.

À convite da TV Pajuçara, a nutricionista Jackeline Cunha acompanhou a reportagem do Balanço Geral no Centro Pesqueiro do Jaraguá e deu dicas de como escolher os pescados.

"Em relação ao peixe, a escama tem que está bem aderente, as guelras bem vermelhinhas e os olhos bem brilhantes, e a carne bem filme. Se perceber um odor diferente do característico, não compre para não levar um peixe que vá deteriorar rapidinho", explica.

Outra coisa a se considerar, conforme a nutricionista, é a refrigeração dos pescados postos à venda. "O peixe tem que estar refrigerado ou congelado, nunca fresco em temperatura ambiente, porque ele só dura em torno de 24 horas em geladeira, imagina se estiver em temperatura ambiente nesse calor?", ponderou.

A profissional também trouxe dicas nutricionais para o preparos dos pescados; assista abaixo: