TNH1
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
TNH1
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Cientistas confirmam presença de dinossauros em plena Amazônia

Por Julia da Silva
17/11/2025
dinossauros na Amazônia

Créditos: Freepik/Imagem gerada por IA

Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) comprovaram, pela primeira vez, dinossauros na região amazônica há mais de 103 milhões de anos.

A descoberta quebra uma longa lacuna científica: até hoje, não havia qualquer registro que confirmasse a presença desses animais na Amazônia brasileira. A evidência surgiu na Bacia do Tacutu, no município de Bonfim, no norte de Roraima. Ali, foram identificadas mais de dez pegadas preservadas em rochas do período jurássico-cretáceo.

Por que é tão difícil encontrar fósseis na Amazônia

Foto de Leon Beckert na Unsplash

Embora não seja possível determinar exatamente quais espécies passaram pelo local, os pesquisadores confirmam que os registros pertencem a grupos distintos, como raptores, ornitópodes — dinossauros bípedes e herbívoros — e xireóforos, conhecidos por uma espécie de armadura óssea no dorso.

A região amazônica tradicionalmente apresenta poucas descobertas paleontológicas. Isso ocorre porque muitas rochas ficam expostas e sofrem “intemperização”, processo que desgasta e decompõe o material, dificultando a preservação de ossos e marcas.

Segundo o pesquisador Lucas Barros, responsável pela análise recente, só há conservação quando o material é rapidamente soterrado. “Na época, o Tacutu era um vale cheio de rios. A umidade estabilizava a pegada até que ela endurecesse e fosse coberta por sedimentos”, explica.

O estudo começou em 2014, durante uma atividade de campo da UFRR, mas ficou engavetado por falta de especialistas e equipamentos. Em 2021, Barros retomou o trabalho e aplicou técnicas de fotogrametria, criando modelos 3D de alta precisão das pegadas.

Agora, a equipe estima que a Bacia do Tacutu possa abrigar centenas de registros semelhantes — alguns em áreas privadas, onde a pesquisa avança lentamente devido ao receio de proprietários sobre possíveis impactos fundiários.

A expectativa é de que novos mapeamentos revelem mais detalhes sobre como era a Amazônia quando dinossauros caminharam por ali.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Julia da Silva

Julia da Silva

Jornalista com experiência em textos jornalísticos e de redação criativa, interessada pelo mundo e por boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados

Veja mais

Homem transforma pedras montanhas estruturas

Por 30 anos, homem transforma pedras das montanhas em estruturas que chegam a 15 metros

03/11/2026
Casa modular aproxima neto avô

Casa modular de 50 m² aproxima neto do avô e permite que ele receba cuidados diários

03/11/2026
Túnel debaixo mar bilhões ligar

Túnel debaixo do mar de R$ 6,8 bilhões vai ligar duas cidades com seis faixas, ciclovia e passagem para pedestres

02/11/2026
Escada acabou especialista explica novas

“A escada acabou”: especialista explica por que as novas gerações estão mudando o mercado de trabalho

02/11/2026
Passos ativar verificação duas etapas

3 passos para ativar a verificação em duas etapas no Gov.br que poucos sabem

02/11/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

TNH1

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade

TNH1