Comportamento

Sucesso no passado, botões ganham papel de destaque em um visual elegante

O charme dos botões

Folhaporess | 17/09/18 - 23h27
Botão | Pixabay

O botão ressurge forte para a próxima estação. E volta à moda da mesma maneira como era usado na época em que surgiu: mais do que a utilidade de fechar as peças, ele aparece com a função de enfeitar e adornar os itens de vestuário."É uma tendência que já foi usada há muito tempo e que agora retornou com tudo", confirma a estilista Thaís Moretzsohn. A especialista explica como as marcas estão adotando o acessório em suas criações. "Nos vestidos e nas saias midi, que também são uma forte tendência atual, eles podem ser usados na vertical, acompanhando o comprimento; nas laterais, como objeto decorativo; ou até mesmo espalhados na horizontal." O botão também pode estar em cortes de blusas e jaquetas. O importante é que a abotoadura esteja aparente e que chame a atenção: nada de escondê-lo nas dobras de tecido ou na costura. Os botões ganham destaque, dando charme e incrementando looks. "É uma moda que vem e vai. Depois do minimalismo, as apostas em detalhes grandes estão retornando com tudo.

Os maxi botões vêm em detalhes frontais. Isso já foi sucesso em outras épocas, principalmente nos anos 1970, e agora retorna para certamente deixar o look mais fashion", avalia Daniela Dornellas, curadora do Fashion Meeting, encontro entre profissionais do mundo da moda. Marcando presença nas passarelas das principais semanas de moda do mundo, os botões caíram no gosto das famosas e influenciadoras. A blogueira brasileira Camila Coelho, ícone de estilo com mais de 7 milhões de seguidores no Instagram, publicou fotos recentes usando peças repletas de diferentes botões, como saias, blusinhas e blazers. Até mesmo Meghan Markle, a duquesa de Sussex, entrou na moda. Ela apareceu recentemente usando um vestido adornado com o utensílio em Londres. A peça era bege com listras pretas e finas, repleta de botões escuros no comprimento, abaixo das alças e em cima dos bolsos. Assim como os demais looks que costuma escolher, a esposa do príncipe Harry apostou em um modelo elegante e discreto.

Para completar, ela optou por um casaco preto decorado com botões dourados. Não é à toa que Meghan foi eleita pela revista People a mulher mais bem-vestida do ano. O vestido abotoado vem como a peça hit do próximo verão. E, para além da questão estética, a peça é também um item prático para ter no armário, já que pode ser usada em diversas ocasiões, mais curta ou mais longa, a depender de quantos botões se quer abotoar. Basta ficar atenta ao tipo de evento e combinar como tecido ideal e o sapato de sua escolha. As opções são inúmeras, e as possibilidades de criar looks diferentes, também. "O vestido com botões faz um estilo mais despojado. Não precisa usar só com salto, dá para combinar com tênis, alpargata e até sandália gladiador, dependendo da ocasião", diz a estilista.

Outro ponto positivo da peça é que fica bem em vários tipos de corpo. Para Thaís, o caimento alonga a silhueta e é mais indicado para mulheres com corpo ampulheta, com busto e quadril largos, ou triângulo, com ombros mais estreitos. Mas Daniela Dornellas lembra que, para além dos vestidos, os botões são acessórios democráticos e podem ser usados em diferentes peças. "O maxi botão continua sendo um elemento útil na peça, para abrir e fechar, então a dica especial é escolher um traje mais confortável ao corpo e não tão justo. Assim, o caimento fica perfeito", completa a fashionista.

*

Franja poderosa

Inspirado no corte eternizado pela atriz Brigitte Bardot, o swag hair está de volta; destaque do visual fica com a franja repicada

Sucesso nos anos 1960, o corte de cabelo chamado swag hair está de volta à cabeça das famosas. Trata-se de uma versão repaginada do long bob, que é mais longo na frente e mais curto atrás. No swag, o diferencial é o estilo mais repicado do cabelo, e o ponto forte do corte é a franja volumosa. "O corte é feito em camadas desconectadas para dar movimento ao cabelo", explica Ricardo Judah, hair stylist do Cat's Vila Olímpia. "Combina com cabelos lisos, ondulados e cacheados." Mesmo quem tem cabelo mais ralo consegue manter o swag. "Deixamos as laterais mais longas para dar aspecto volumoso", diz a cabeleireira Marisa Santos, do Estilo Cabeleireiros. Quem colocou o corte em evidência foi Brigitte Bardot, nos anos 1960.A atriz Marina Ruy Barbosa adotou o visual recentemente.

"Fizemos uma franja pesada para ficar com um estilo natural", diz Anderson Couto, cabeleireiro da atriz. Para Marina, o corte é despretensioso. Ela, que nunca usou franja, adorou o resultado."É a primeira vez que me vejo com um visual menos reto. Vai me ajudar a compor Luz, minha nova personagem", afirma, referindo-se ao papel que fará em "O Sétimo Guardião", próxima novela das nove apresentada pela Globo. Outra famosa que apostou no swag foi Mariana Ximenes, também para uma personagem. Ela estará na segunda temporada da série "Ilha de Ferro" (Globo). "Adorei! Esse corte não precisa de muito para ajeitar e sair, é moderno e prático", avalia a atriz. O único trabalho que o corte dá para ela é a franja, que cresce rapidamente.

O cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi dá a dica para aparar a franja a cada dois meses. "A franja é feita com um volume generoso de cabelo e está em alta",diz. O corte fica bom em todos os tipos de rosto. "Mas cada tipo requer um formato de franja", explica Didier Sé, hairstylist e embaixador criativo da Redken. "Em quem tem rosto redondo, a franja destaca as bochechas. Em rostos longos fica melhor."