Especiais

Água da fonte é considerada a mais saudável para consumo

08/06/17 - 08h00

Em Alagoas, há uma grande diversidade de águas próprias para o consumo sendo comercializadas. Porém, a única no estado que vem diretamente da fonte tem sua reserva localizada no município de Rio Largo, na Fazenda Pau Amarelo. A fonte de água mineral natural de nascente não passa por nenhum processo químico, de forma que a mesma água que sai da natureza é aquela que vai para a casa do cliente.

Esta água da fonte tem como principal vantagem uma composição equilibrada de sais minerais, pois seu processo de filtragem ocorre de forma orgânica, feito pela natureza. Funciona da seguinte maneira: quando a chuva cai, ela penetra no solo gradativamente, fazendo com que ele se mantenha úmido por mais tempo. Assim, a água que brota das nascentes vem com alta qualidade e é livre de qualquer tipo de contaminação.

A proteção desta fonte é garantida por uma imensa reserva de Mata Atlântica - são mais de 2,5 milhões de metros quadrados de floresta -, dentro de uma Área de Preservação Permanente. Os cuidados de fiscalização e monitoramento na propriedade permitem a exploração responsável e consciente do recurso natural.

"Nossa equipe também faz inspeções periódicas e temos um rigoroso controle de auditoria interna. Estamos atentos à questão da caça e desmatamento e, para evitar estes problemas, trabalhamos com projetos de educação ambiental e conscientização da população. Cuidamos com empenho do lugar de onde tiramos nossa matéria prima: a água", explica a gerente da Frascalli, Edênia Oiticica


Estes cuidados também envolvem a quantidade de água extraída da fonte. A nascente da reserva possui uma vazão de 40 mil litros por hora, porém a Frascalli extrai somente 10% desse volume. O restante segue seu curso natural, alimentando o Rio Mundaú.

O engenheiro florestal Rafael Vasconcelos destaca a importância da reserva. "Além de sua grande relevância para a conservação da biodiversidade e qualidade da água, a reserva da Frascalli preserva um rico ecossistema, que chama a atenção de inúmeros pesquisadores", comentou. A empresa mantém parcerias com universidades para fomentar o conhecimento científico sobre a região e continuar aprimorando seus processos de extração da água.


Conteúdo publicitário