Especiais

Conheça a Reserva de Mata Atlântica da Frascalli em Alagoas

01/06/17 - 09h41

O harmonioso canto dos pássaros e o verde exuberante de toda a floresta impressionam. A beleza natural está presente em cada detalhe do lugar: o sol brilhante, o clima úmido, a enorme diversidade plantas e animais revelam um rico ecossistema. Com mais de 2,5 milhões de metros quadrados, a Reserva de Mata Atlântica da Frascalli está localizada no município de Rio Largo, em Alagoas.

No local, podemos encontrar cerca de 1.200 árvores por hectare. Há goiabeiras, cedros, pinheiros, bromélias e outras tantas diversas espécies vegetais. A Mata Atlântica é considerada uma das regiões com maior biodiversidade do planeta, porém é um dos biomas mais ameaçados, contando com menos de 10% de suas florestas originais. 

Responsável por esta Área de Preservação Permanente no Estado, a Frascalli garante a proteção do ambiente, cuidando dos seus recursos hídricos, da paisagem, da estabilidade geológica, biodiversidade, protegendo o solo e assegurando o bem-estar da fauna e da flora. Um trabalho diário que também tem impacto direto no dia a dia das pessoas.

 A água que bebemos

Além de sua imensa importância para a conservação da biodiversidade e para a ciência, a Reserva de Mata Atlântica tem um papel fundamental para garantir a qualidade da água que bebemos. Isso acontece porque a floresta preservada atua como um filtro natural. Quando a chuva cai, ela penetra no solo gradativamente, fazendo com que ele se mantenha úmido por mais tempo. Dessa forma, a água que brota das nascentes estará com muito mais qualidade.

"Este processo demonstra a relevância da manutenção de áreas como essa em Alagoas", destaca o engenheiro florestal Rafael Vasconcelos. A Frascalli é a única empresa distribuidora de água que tem sua fonte protegida por uma reserva florestal de Mata Atlântica, oferecendo, portanto, uma água pura, saudável, livre de qualquer tipo de contaminação.

Trilha Ecológica

Para quem deseja conhecer a reserva, há um passeio educativo pela trilha ecológica, que tem como objetivo principal promover a conscientização ambiental da população. Dezenas de adultos e crianças, especialmente grupos de estudantes, visitam o local. "Criamos o projeto Encontro das Águas para que eles tenham esse contato direto com o meio ambiente e compreendam como a preservação é importante para a manutenção da vida", explica Edênia Oiticica, gerente da Frascalli.

A empresa também vem contribuindo com pesquisas científicas por meio de parcerias com universidades e mostrando grande interesse no desenvolvimento delas. "É uma troca valiosa entre a academia e a Frascalli, onde todos ganham, principalmente a sociedade. A empresa se beneficia com as informações geradas e as universidades ganham com a formação de recursos humanos e ampliação do conhecimento científico sobre o ecossistema da Mata Atlântica, que chama a atenção de pesquisadores no mundo inteiro", finaliza Rafael.

Para conhecer a reserva, entre em contato pelo telefone (82) 3261-2959.

Conteúdo publicitário.