Maceió

Flagrante na Juca Sampaio: motociclista explica o que ovelha fazia na "garupa"

João Victor Souza | 22/05/24 - 10h58
Reprodução/Vídeo

"O resgate da ovelha Lola". Este poderia ser o nome de um filme de comédia, mas foi o argumento usado pelo motociclista flagrado com o animal, de "carona", para explicar o vídeo gravado na Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro, no início desta semana. Lola é o nome da ovelha, antes confundida com um bode, e ela teria sido furtada do quintal da casa do homem, no Feitosa, e encontrada, de acordo com ele, em um morro no bairro de Jacintinho.

O condutor da moto foi identificado e intimado cerca de 24 horas depois de as imagens viralizarem nas redes sociais. Ele compareceu na manhã desta quarta-feira (22) na Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal e prestou depoimento ao delegado Robervaldo Davino.

Com bom humor, seu "Manoel", afirmou que é criador de um casal de animais, um carneiro e uma ovelha, e teve ele levado recentemente. "Levaram os dois, e eu achei ela. Eu não vi [o furto] porque estava trabalhando, aí quando cheguei em casa um colega disse que eles estavam em um lugar que não sei direito onde fica. Aí fui de moto buscar. Eu não sei quem levou eles, acho que foram os maloqueiros", explicou o homem ao acrescentar que não teve outra opção a não ser transportar a ovelha resgatada em uma moto.

"É de estimação, ela é sem vergonha. Não pode me ver que fica aos berros. É acostumada, tem até um filhotinho dela lá em casa. Todo mundo gosta dela lá. Minha esposa e minha filha. Agora ela está lá segura no terreninho, toda alegre", comemorou.

O "Seu Manoel" destacou que o flagrante na Juca Sampaio aconteceu por volta das 20h de segunda-feira, no momento em que ele voltava com a Lola para casa. Na residência, além dela, o morador cria o filhote e mais outra ovelha que ele mesmo alega ter adquirido. O carneiro continua desaparecido.

O que diz a polícia

O delegado Robervaldo Davino informou ao TNH1 que a intimação do motociclista se deu para ouvir a versão dele, antes de dar início à investigação. "Quando repercutiu, logo a gente tentou localizar o cidadão que transportou o animal naquela moto. Conseguimos o endereço dele, mandamos intimá-lo e está aqui hoje contando a história. Nós iremos analisar o que vamos fazer, se é inquérito, se é TCO, se é apenas investigação. Vamos fazer consulta a veterinários que têm trabalho nessa causa animal, para eles mandarem um parecer técnico e a gente concluir".

Davino destacou ainda que deve ir com seu Manoel até a residência dele para verificar as condições de criação dos animais. "Nós vamos verificar se há maus-tratos, se as condições em que eles vivem são adequadas... Tudo isso vai ser acompanhado, mas nesse primeiro momento estamos focados em ouvi-lo".

Infração de trânsito

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió alertou, por meio de nota, que a prática consiste em infração compatível com o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados.

"É uma infração de natureza grave, com pena de multa (R$ 195.23) e a retenção do veículo para transbordo como medida administrativa", concluiu o comunicado à imprensa.

O caso 

As imagens gravadas na última segunda-feira mostram a ovelha na "garupa" do motociclista na Avenida Juca Sampaio. Elas viralizaram e internautas brincaram com o "passeio" do animal. Na ocasião, o condutor da moto não havia sido mais encontrado depois de entrar na Avenida Otoniel Pimentel Santos, numa manobra à direita. Assista abaixo:

O público da internet também levantou teorias sobre o animal, se ele era de pelúcia ou até parte personalizada da mochila, porém as teses não foram confirmadas. Agora, com o caso à tona, seu Manoel, criador da Lola, teve que dar explicações à polícia.