Curiosidades

Garotinha se identifica com personagem de 'Encanto' e conquista até Viola Davis

Revista Quem | 28/01/22 - 15h35
Reprodução / Instagram / Disney

A pequena Manu, que completa três aninhos na quinta (27) viralizou na web com um vídeo no qual aparece assistindo a animação Encanto (Disney), e se identificando com a personagem principal, Mirabel. “Sou eu, mamãe”, Manu diz nas imagens feitas por sua mãe, Hannary. A menina e a personagem usam óculos, têm cabelos cacheados e o mesmo tom de pele.

Não há como saber quanta gente viu o vídeo, replicado em centenas de perfis nas redes sociais, no Brasil e no mundo: Na última semana, a vencedora do Oscar Viola Davis postou em seu perfil no Instagram - com quase nove milhões de seguidores  - o vídeo de Manu. “O poder de se ver em uma história. Representatividade importa”, escreveu a atriz.

Para a Quem, Hannary explicou que fez um perfil fechado no Instagram para Manu ainda antes de a menina nascer, em 2019, para registrar a infância dela. “Sempre quis me ver pequena e não tive essa oportunidade. Então gravo ela 24 horas por dia, mas era só para família e amigos”. A mãe explica que a filha é divertida, inteligente e começou a falar cedo, o que fez com que as pessoas gostassem de vê-la nos vídeos. Por isso, a reação à Encanto foi publicada no perfil do salão de cabeleireiro de Hannary, e no dia seguinte foi parar no Twitter, rede social na qual ela não tem conta.

“Me disseram que no filme tinha uma personagem parecida com a Manu e quando fomos assistir eu gravei a reação dela, que foi espontânea em se identificar com a Mirabel, inclusive adulta”, conta. “As duas têm cabelo cacheado e eu defendo muito os cachos”, diz a mãe, e destaca também os grandes óculos da personagem, com armação redonda e colorida, bastante semelhantes aos de Manu. “Um dia notamos que ela estava um pouco estrábica, isso com um ano e sete meses. Levamos em um oftalmo e nos direcionaram para um especialista na capital”, diz. A família é de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Manu tinha cinco graus de miopia e estava forçando a visão, o que gerou o estrabismo. Foram seis meses usando um tampão duas horas por dia e óculos desde então, até os 13 anos. Tivemos sorte de notar bem cedo, mas foi tudo bem difícil, pensei em bullying, ela é a única na escolinha de óculos. Mas ela se adaptou, e o filme agora a motivou a não querer tirar os óculos.”

“Na minha época as princesas eram loiras de olhos claros e cabelos lisos. Queria que tivesse tido algo como Encanto na minha infância, mas pelo menos temos isso na infância dela”. O filme retrata uma família colombiana com poderes mágicos, e os personagens são diversos em cor de pele, estatura física e cabelos. Foi justamente por conta dessa valorização da representatividade que Hannary vibrou tanto com a postagem de Viola Davis - defensora assídua da maior participação de artistas não brancos em Hollywood. ”Sentei e não acreditei, a garganta até secou. Nossa menina brasileira no feed de uma atriz que é referência de representatividade”, lembra, emocionada.

O perfil de Manu tem hoje pouco mais de 6 mil seguidores e a mãe não descarta a possibilidade de uma carreira de influenciadora mirim para a filha, “já que o mundo todo a conheceu, mas só se preservar a infância dela”, assegura, e confessa ainda estar entendendo como tudo funciona e como aproveitar as oportunidade. Hannary acredita que o sucesso da filha pode ajudar pais e mães a se atentarem ao estrabismo infantil, “além de incentivar as crianças a amarem seus cachos e esperarem por mais desenhos onde elas possam se ver”.


Foto: Reprodução / Instagram / Disney