Maceió

Vítima da covid-19, morre Dr. Carlos Mendonça, pai do ex-procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar

Redação TNH1 | 13/05/20 - 13h48
Reprodução / Instagram

Após semanas de luta contra a Covid-19, morreu na manhã desta quarta-feira (13) o Dr. Carlos Mendonça, 82, pai do ex-procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça. Além da perda de hoje, outros integrantes da família sofrem com a doença, entre eles o próprio Alfredo Gaspar, que voltou a ser internado nessa terça-feira, 13

Veja a nota de falecimento.   

"Comunicamos com pesar o falecimento do Dr. Carlos Mendonça, ocorrido na manhã de hoje na Santa Casa de Maceió, onde lutava contra a Covid19. O grande alagoano que tanto contribuiu com a vida pública do nosso Estado deixa a esposa, Dona Felina Mendonça, e os filhos Rosa, Vera e Alfredo Gaspar, genros, nora e netos. A família agradece pelas orações e pelo apoio de todos e informa que o velório e o sepultamento seguirão as normas determinados para o período de pandemia".

Segundo a assessoria de Alfredo Gaspar, em razão da pandemia, não haverá velório. O sepultamento acontece às 17h, no cemitério Parque das Flores, no Tabuleiro dos Martins, e será restrito aos familiares.

Biografia - Carlos Alberto Pinheiro de Mendonça (1938-2020) foi professor aposentado de Direito Financeiro e Finanças Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), advogado, consultor geral do Estado de Alagoas e ex-secretário de Estado do Gabinete Civil e autor de uma dezena de livros do Direito. Doutor Carlos Mendonça nasceu em Recife, mas fez toda sua história em Maceió, onde foi eleito imortal da Academia Alagoana de Letras, e desde 1958 fez carreira nas Organizações Arnon de Mello (OAM).

Familia afetada pela covid

Família de ex-PGJ sofre com perdas e internamentos com a covid

Em meio ao drama do falecimento do pai, outros integrates da família também enfrentam hospitalização por suspeita de covid-19. O filho de Carlos, o ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, também encontra-se internado. Na segunda-feira, 11, ele voltou a apresentar um quadro febril e nessa terça-feira, se submeteu a um novo exame de tomografia, que revelou um aumento do comprometimento pulmonar.

Na semana passado, o filho de Alfredo Gaspar,  Carlos Mendonça Neto, tornou público em uma rede social, que seu pai, avós e uma tia estavam hospitalizados com suspeita de covid. 

Hoje, familiares informaram que a mãe e tia, que é médica, estão em casa cumprindo isolamento, seguindo as recomendações médicas.

NOTA DE PESAR

O Ministério Público Estadual de Alagoas lamenta profundamente o falecimento do advogado Carlos Alberto Pinheiro Mendonça, ocorrido na manhã desta quarta-feira (13), na Santa Casa de Maceió. Pai do ex-procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, doutor Carlos, como era mais carinhosamente conhecido no meio jurídico e entre amigos, deixa um grande legado nos campos do Direito, da cultura e de gestão, aqui em Alagoas. 

Homem de grande saber jurídico, Carlos Mendonça foi autor de uma série de obras que, até hoje, seguem permitindo aos membros do nosso Ministério Público aperfeiçoamento e atualização. Também foi fonte de inspiração para alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde lecionou por muitos anos, além de ter deixado sua marca administrativa no Poder Executivo estadual, quando da sua passagem pelo Secretaria do Gabinete Civil. 

Indiscutivelmente, Carlos Mendonça contribuiu ainda para disseminar conhecimento e cultura na condição de presidente do Instituto Arnon de Mello, tendo, por lá, colecionado publicações importantes que falaram sobre a história e os patrimônios cultural e arquitetônico das Alagoas. 

A Procuradoria-Geral de Justiça, nessa hora de dor, oferece seus pêsames a familiares e amigos, assim como deseja o conforto espiritual enquanto durar o momento de luto. 

Márcio Roberto Tenório de Albuquerque
Procurador-Geral de Justiça de Alagoas